quarta-feira, 10 de junho de 2015

FINANÇAS SOCIAIS E NEGÓCIOS DE IMPACTO EM ANGOLA

Sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto
Finanças Sociais
Compreendem instrumentos financeiros, novos e existentes, que mobilizam capital para investimento em atividades com a intenção de produzir impacto social com sustentabilidade financeira, podendo ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. O impacto social deve ser passível de mensuração e analisado periodicamente.
Negócios de Impacto
São empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda, gerando tanto o impacto social, como retorno financeiro.
Grupo de Estudo Angolano Sobre   Finanças Sociais
Com o objetivo de avançar o campo das finanças sociais e dos negócios de impacto em  Angola estamos formando um grupo de estudo para identificação de entraves e sugestões de recomendações que potencializem o impacto potencial deste campo. Para levar a diante estas sugestões
Processo semelhante está acontecendo em outros países onde o campo de Finanças Sociais e investimento de impacto avançam. Países como Reino Unido (pioneira), Canadá e EUA perceberam que uma forma de acelerar a mobilização de capital para impacto social através de mecanismos inovadores seria através da formação de forças-tarefa, composta por lideranças dos diferentes setores. O objetivo destas iniciativas foi de identificar desafios e oportunidades, e listar recomendações de medidas que poderiam ser adotadas para o setor avançar em seus países.
Desde julho de 2013, o Grupo de Trabalho Brasileiro vem identificando os atores mais relevantes, suas práticas, desafíos, estudando entraves  e oportunidades para o campo de finanças socais no Brasil.  Coube também a este grupo  identificar e engajar lideranças para compor a força-tarefa brasileira.
Neste momento, sugerimos como integrantes do grupo de estudo:
Willy Piassa, coordenador
Walter Ferreira, assessor juridico
Nok Nogueira, assessor de comunicação
Florencia Cunha, assessora empresarial
Nelson Paulo, administrador do grupo
Compartilhamos com os interesados pelo tema o glossário criado pelo Grupo de Trabalho da Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais, em anexo

Reajam por favor a iniciativa
Nelson Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário